sábado, 3 de novembro de 2012

Uma luz no fim do túnel

Estava eu caminhando todo feliz pelas ruas dias desses, até que tive um estalo gigante, que me deixou desesperado: estarei viajando no dia do meu aniversário :o( (se você não sabe o dia do meu aniversário, é bom para sua saúde que saiba, clicando aqui).

Não que eu me importe muito com esta data, mas como vou receber seu amor e carinho??? E, mais importante ainda, como vou receber seu presente???? Ai que desespero!!!!



Tudo bem que vai ser bom para mim me tornar independente e ficar um tempo sozinho, mas bem que gostaria de ganhar um abraço seu, amigo leitor, neste dia que fico meio sentimental, sabe? Ou mesmo uma ligação de "tá ficando velho heim baleia!" que sempre recebo dos amigos mais próximos. Tudo isso vai ficar mais difícil estando longe.

Fui correndo olhar o calendário para ver que dia da semana que vai cair, e será numa segunda-feira. Aí que fudeu tudo de vez. Ninguém tem ânimo pra nada na segunda-feira, quanto mais ligar pra um gordo que tá em Londres pra desejar feliz aniversário!!!



Já estava pensando que ia morrer de solidão, quando vi por acaso (ou mesmo intervenção divina) que será feriado de páscoa em Londres bem neste dia!! AÍ SIM HEIM GALERA! (veja aqui os feriados de Londres em 2013)

Pesquisando um pouco mais a respeito, vi que os ingleses têm o ótimo hábito de jogar todos os seus feriados para a segunda-feira, para que haja a emenda com o final de semana - povo esperto né? E no dia do meu aniversário será melhor ainda, pois como é feriado de Páscoa, começa na sexta-feira santa e vai até segunda-feira (que seria o nosso domingo de páscoa aqui). Ou seja, 4 lindos dias de sombra, ovo de páscoa e água fresca. 




Fiquei bem contente com isso, mas depois caí na real e vi que de nada ia adiantar, pois ainda assim não terei como comemorar meu envelhecimento. Então coloquei o cérebro pra pensar, e lembrei que tenho uma amiga que mora relativamente perto de Londres! A linda da Camila Santos trabalhou comigo por uns três anos, me ensinou muita coisa e nos tornamos grandes amigos. Depois de passar uma de suas férias em Paris, ela se apaixonou pela cidade e viu que lá é o seu cantinho no mundo. Foi morar lá, e hoje mantemos contato via internet. Ela faz aniversário no dia 23 de Março, bem próximo do meu, e tive a ideia de ir pra lá no feriado para comemorarmos juntos. Ela ficou feliz com a ideia, e prometeu me receber (de geladeira cheia, espero eu).

Então de tristeza profunda logo passei para alegria extrema. Imagina que legal comemorar o aniversário em Paris?? Ao lado de uma grande amiga ainda!!! Fui correndo pesquisar sobre como poderia fazer para isso acontecer...

Paris é relativamente perto de Londres, e temos dois principais meios de locomoção entre uma cidade e outra: trem e avião. Pesquisei no site da Easyjet, uma das principais cias aéreas de vôos internos da Europa, e vi que o preço estava acessível. Porém gastaria tempo e dinheiro me deslocando até um aeroporto não muito perto da cidade, e não achei voo com horário bom. Então comecei a pensar em ir de trem.



Todo mundo fala que andar de trem pela Europa é divino. Além das belas paisagens, os trens são rápidos, confortáveis e infinitas vezes mais seguros que os aviões. O preço também é acessível, e fica muito mais prático em alguns casos, pois o trem parte do centro das cidades. Porém como nunca na vida fui pra Europa, fiquei com um pouco de medo de não conseguir me achar ou mesmo de entrar numa furada indo de trem. Então comprei o Guia Viagem e Turismo Primeira Viagem - Europa de Trem 2012/2013. O guia é muito bom, e explica detalhadamente como se deve fazer uma viagem de trem pela Europa, e isso me convenceu a utilizar este meio de transporte.

A companhia que opera a viagem é a Eurostar, com seus magníficos trens amarelos de alta velocidade, que levam 2h10m para ir de Londres até Paris. De avião, o mesmo trajeto leva 1h05m, mas acaba demorando mais, pois é necessário fazer check-in com antecedência  e geralmente em um aeroporto afastado da cidade (tipo o nosso, de Guarulhos). No trem, basta chegar com meia hora de antecedência, no centro da cidade, e pronto. 



O trajeto é muito bacana, e percorre 50km embaixo do Canal da Mancha, pelo Eurotunel. Mas antes de entrar no túnel, é possível ver pelas janelas paisagens repletas de história, como a região de Canterburry, a cerca de 100km de Londres. Após passar pelo Canal, o trem volta a superfície em Calais, já na França, e passa por diversas cidades até chegar a Paris. Esta é a parte mais bonita da viagem, no trajeto de Calais até Paris. Segundo os guias de viagem, as paisagens nesta etapa da viagem são lindas. 



Munido de todas estas informações, comprei minha passagem para Paris, e agora estou mais ansioso ainda. E pensar que tudo isso começou por causa do meu aniversário.... Mal sabia eu que haveria uma luz no fim do túnel, e ainda mais que o túnel seria do Canal da Mancha =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário