sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Esquisitices do gordinho

Agora que a viagem está tomando forma, tenho que pensar em coisas para fazer no meu tempo ocioso enquanto estiver viajando. Como vou estudar somente meio período, terei boas horas para zanzar por aí. Claro que a maioria dos pontos turísticos são obrigatórios, entre monumentos, museus, estátuas, parques, rios, etc. Restaurantes então, nem se fala, é obrigação pra um gordinho.

Mas geralmente eu vou além. Sempre quando viajo para um lugar que nunca fui, tenho o estranho hábito de visitar um cemitério. Isso mesmo, um cemitério.

Aqui no Brasil temos a cultura de assimilar cemitério à dor, despedida, tragédia, morte... isso sem comentar no medo, que impede muita gente de visitar um cemitério por causa dos espíritos que ali supostamente habitam. E não são poucos os que têm pavor destes locais não... muita gente teme ir em cemitérios.


Até entendo e acima de tudo respeito o sentimento de cada um. Aliás, morando em Osasco, é muito fácil odiar estes locais, uma vez que os cemitérios da minha cidade são extremamente mal cuidados e feios. Chega realmente a ser assustador.

Porém nos outros lugares do mundo que visitei percebi que a visita a um cemitério é obrigatória, caso você queira conhecer um pouco mais sobre a cultura e história do local que está visitando. Em muitos casos, inclusive, as visitas são indicadas nos melhores guias de viagem. E posso garantir uma coisa: este tipo de passeio tem muito a agregar.

Recoleta - Buenos Aires
                 
Minha primeira viagem internacional foi para Buenos Aires. Antes de ir, li diversos guias de viagem que detalhavam o cotidiano dos maricons que moram ao lado. E todos os guias tinham uma indicação em comum: o famoso cemitério da Recoleta. Trata-se de um dos maiores cemitérios do mundo, situado no lindo bairro da Recoleta, que abriga túmulos da alta elite argentina desde meados do séc 19. Presidentes, generais, artistas e a mais famosa de todos, Eva Perón, estão enterrados lá em magníficos mausoléus que podem facilmente ser chamados de obras de arte. Quando cheguei na entrada, imediatamente recebi um mapa do local com o nome de todos os "habitantes", e as direções para chegar aos túmulos mais procurados. Achei incrível isso, e me deparei com uma quantidade imensa de turistas pelos corredores e ruelas do cemitério.

Túmulo da Evita Perón
Andando por entre os túmulos, percebi que os argentinos, diferente dos brasileiros, não têm o hábito de enterrar seus caixões. Na hora fiquei até meio chocado, mas depois me acostumei e vi que todos os caixões ficavam em prateleiras dentro dos mausoléus. Uns com um lençol ou toalha de renda por cima, outros sem nada, e alguns até meio quebrados. Quase todos os mausoléus possuem uma porta de vidro, e dá pra ver tudo lá dentro. Em alguns vi até vela acesa, onde creio que alguém da família entre lá periodicamente para limpar o local e acender a vela (espero sinceramente que alguém vivo faça este trabalho). Porém muitos deles estão abandonados, com caixões empoeirados e uma aura de abandono.

Caixões expostos na Recoleta

Outro local onde não pude deixar de visitar o cemitério foi em Washington DC. A capital dos EUA tem um dos cemitérios mais incríveis do mundo: o Arlinton Cemetery.

Arlington Cemetery

Trata-se de um cemitério militar fundado no antigo terreno de Arlington House. Em seus 624 acres, estão enterradas em torno de 300 mil pessoas, veteranos de todas as guerras já travadas pelos EUA desde a revolução americana. Assim como na Recoleta, Arlington é a "moradia eterna" de muitos personagens históricos, como o senador Robert Kennedy e seu irmão, o presidente John F. Kennedy. Porém o local mais visitado do cemitério é o túmulo ao soldado desconhecido, onde os restos de 3 soldados não reconhecidos da I Guerra Mundial, Guerra da Coréia e II Guerra Mundial são guardados perpetuamente por uma guarda de honra do exército.

Túmulo dos Kennedys
Túmulo ao Soldado Desconhecido

Na europa, o continente velho, os cemitérios são museus a céu aberto, e cada país tem sua relíquia. Estou ansioso para conhecer alguns túmulos famosos, e algumas obras de arte que deixam qualquer fantasma de queixo caído. Pesquisei sobre alguns, e dividirei com vocês no próximos post. Enjoy ;)


2 comentários:

  1. ainnnn Douglas ... adorei ....mega interessante esta matéria....mas prefiro q pessoas como vc me passe estas informaçöes ....do que eu ir até um visitar..passear..pq sempre pra mim é muito deprimente ...näo fico legal e tauls :( hehe graças a vc entäo ta vendo... Vc é chic demais heimmm Foi até visitar o túmulo de Eva Perón ..hmmmm amei amei

    ResponderExcluir
  2. Dag, como eu disse no post, cada um tem uma reação diferente a estes locais. Eu morria de medo, e achava macabro, pois os de Osasco são terríveis. Mas depois que visitei o da Recoleta, e fui no tumulo da Evita, vi o quanto de história que tem nestes locais. Aí mudei minha visão, e estou mais tranquilo para isso hoje. Mas levou tempo viu...rsrsrs

    ResponderExcluir