domingo, 18 de novembro de 2012

Aqui jaz..... Parte 1 - Londres

Como mencionei no último post (se não leu, esta é a hora, clicando aqui), tenho uma certa 'atração' por cemitérios quando estou viajando. Antes que você me exclua do seu facebook e me denuncie por bruxaria negra ou coisa do tipo, deixe-me explicar que a única coisa que me atrai nestes locais são as obras de arte ali expostas, ou no máximo os famosos que ali foram enterrados.

E em Londres e Paris não será diferente. Já vi nos guias de viagem e até mesmo na internet que estas cidades possuem verdadeiros museus a céu aberto, em se tratando de cemitérios.


Highgate cemetery - Londres

Na capital inglesa, grande parte dos monarcas do passado ou mesmo pessoas que tiveram grande importância e influencia estão enterrados em grandes catedrais, e não em cemitérios. É o caso da maior rainha protestante da Inglaterra, Elizabeth 1ª, que está enterrada na Abadia de Westminster ao lado de sua maior rival católica, Maria Stuart (rainha decapitada em 1587 - não me pergunte onde está a cabeça dela). 


Abadia de Westminster
Túmulo de Elizabeth 1ª

Outra igreja que abriga diversos túmulos é a St. Paul´s Cathedral, onde encontram-se o Memorial ao Lorde Nelson (herói almirante) e o túmulo de Wellington (grande militar e primeiro ministro da Grã-Bretanha), entre muitos outros. 

St Paul's Cathedral
Memorial Lorde Nelson

Mas como nem todo pobre mortal pode ser enterrado em catedral, Londres também dispõe de um lindo cemitério, onde também encontramos umas sub-celebridades descansando para todo o sempre. É o magnífico Highgate Cemetery (cuidado, o site é meio sombrio). Cheio de túmulos grandiosos, muitos de gente rica e famosa, este é o melhor cemitério londrino. Tanto que a entrada não é gratuita, e nem barata - £7 (em torno de R$26). O cemitério se divide em parte oriental e ocidental, e esta última só pode ser vista em visitas guiadas. Karl Marx, George Eliot e Sir Charles Cowper (nem sei quem foi, mas por ser Sir, deve ter sido importante) são os mais famosos enterrados no Highgate. 

Highgate cemetery
Highgate

Estava visitando o site do Highgate, e achei bem completo. Tem o nome de todos os mortinhos enterrados lá e explica bastante sobre a fauna e a flora (OI?????????????) do local. Sério, eu juro que vi isso no site. Pensei que a fauna deveria ser as minhocas na terra, e a flora as coroas que as pessoas levam. Lendo a fundo, vi que tem criação de abelha no cemitério (parei de comer mel pelo resto da minha vida) e muitas plantas exóticas. Achei chique.

Mais chique que isso, só os cemitérios de Paris, que falarei no próximo post. Um bjoooooo

3 comentários:

  1. Nuuooossa .... interessante e macabro.. mas sendo de vc torna-se gostoso de ver ... eu racho de rir :)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, pena que no Brasil a maioria dos cemitérios não se pode aproveitar muita coisa né!! Adorei. á espera do próximo :D

    ResponderExcluir
  3. Já visitei o cemitério israelita aqui no Rio de janeiro e gostei muito da história de lá e de como preparam os corpos para a cerimônia, sem contar os túmulos que são lindos e os funcionários de lá contam com orgulho, carinho e respeito aos que estão lá.

    ResponderExcluir